Vitamina C é eficaz no tratamento de rugas e flacidez

Pesquisa comprovou que a substância é capaz de aumentar a síntese do colágeno em níveis similares aos de recém-nascidos
tratamento de pele a base de laranja

faz bem para a pele

Que a vitamina C é um “santo remédio” para prevenir gripes e resfriados todo mundo sabe. O que pouca gente conhece são as maravilhas que ela produz na pele. Muitas pesquisas recentes na área de cosmetologia apontam a vitamina C como uma arma poderosa na prevenção do envelhecimento e de , marcas de expressão e .

Um estudo publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia, feito com pacientes de 78 a 93 anos, demonstrou que a vitamina C foi capaz de aumentar a síntese do colágeno em níveis similares aos de recém-nascidos. “A vitamina C é um elemento fundamental para a produção do colágeno; se não houver vitamina C o organismo não produz colágeno”, explica a professora de Oliveira, do curso de Estética e Imagem Pessoal da Unopar. Uma das funções do colágeno é unir e sustentar os tecidos.

Essa proteína é produzida pelo organismo ao longo de toda a vida mas à medida que a pessoa envelhece os níveis de colágeno vão diminuindo. Por isso a pele começa a perder a elasticidade e aparecem as rugas.

Existem várias formas de se usar a vitamina C na pele: , loções, gel. No entanto, na hora de comprar o produto é preciso saber escolher. “Uma das características desta vitamina é que ela se perde muito fácil porque oxida rapidamente. Para ser bem absorvida ela deve ser usada na forma lipossomada, que é um sistema industrial de encapsulamento ou na forma de talasferas ou glicosferas”, ensina a professora Sandra. Essas informações devem constar na embalagem. “Cosméticos com essas formulações podem custar um pouco mais caro mas são os que dão mais segurança de absorção e efeito”, garante Sandra.

Ela também indica que as embalagens devem ser escuras para fazer uma barreira contra a radiação UV e a luz e precisam ser mantidas em temperaturas amenas para não prejudicar o produto.

Uma das vantagens da vitamina C é que ela pode ser usada por qualquer pessoa que não apresente reação alérgica e em qualquer época do ano. “Eu recomendo o uso principalmente agora, no final do verão, quando a pele está desgastada pela exposição ao sol. Ela ajuda na renovação celular porque combate os radicais livres”, indica a professora.

Segundo Sandra, não existe contra-indicação para a aplicação da vitamina C junto com outros produtos. “Ela potencializa outras fórmulas cosméticas e substâncias, como a vitamina E, por exemplo. Portanto, pode ser usada junto com hidratantes, bloqueadores e até como despigmentante (para clarear manchas) porque ela inibe a produção de tirosinase, a enzima que atua nas reações bioquímicas da produção da melanina”, diz Sandra.

Apesar de a literatura especializada garantir que a vitamina C não mancha a pele exposta ao sol, a professora faz um alerta: “Na minha experiência clínica tenho observado alguns casos de manchas provocadas pelo uso de produtos com vitamina C em peles expostas ao sol. Por isso eu recomendo o cuidado de sempre associar o uso da vitamina C ao de um filtro solar. Os dois produtos podem ser usados com um intervalo de 20 minutos entre cada aplicação ou juntos, numa mesma formulação”.

Conheça as principais propriedades da vitamina C:

· Antioxidante

· Rejuvenescedora

· Estimuladora de colágeno

· Atua na respiração celular

·

· Restauradora (principalmente dos vasos sanguíneos)

· Manutenção de ossos e dentes

· Anticancerígena

· Estimulante do

bonde.com.br

Outros artigos de interesse;

1 comment for “Vitamina C é eficaz no tratamento de rugas e flacidez

  1. silvana
    abril 23, 2014 at 5:36 pm

    gostaria de saber se posso utilizar a vitamina c durante o dia.isto é antes da maquiagem.Fui informada que deveria usar sómente a noite a talasfera de vitamina c 5% hidratate. obrigada .

Add Comment Register



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *