Hidroquinona contra manchas

Manchas na pele são muito comuns, porém, causam incômodo pelo fator estético. Existem vários tipos de tratamentos, inclusive caseiros, e muitos medicamentos para cuidar deste mal; mas algumas pessoas ainda assim têm dificuldade em resolver o problema, seja por falta de dinheiro para fazer algum tratamento (como o com laser), comprar os remédios necessários, etc ou mesmo por ineficiência de alguns métodos.

Os tratamentos em clínicas especializadas geralmente possuem um preço salgado, e as pomadas recomendadas também. O preço de um frasco pequeno dessas pomadas (como Clariderm) pode chegar até a R$ 200, o que torna a compra inviável para algumas pessoas.

O que poucos sabem, todavia, é que grande parte dessas pomadas possuem um componente que é o responsável pelo clareamento da pele: a HIDROQUINONA. E é possível comprar hidroquinona com diversas concentrações (a Anvisa permite até 4%) e de forma barata, com preço de Genéricos. A hidroquinona é um agente despigmentante e pode clarear manchas causadas por excesso de melanina, principalmente em locais como virilha e axilas.

Hidroquinona

No entanto, é preciso ter muito cuidado ao fazer uso deste componente. Derivada do benzeno(substância altamente toxica), a hidroquinona é proibida em alguns lugares como Estados Unidos e em toda a Europa e seu uso indiscriminado pode causar reações como eritema, sensação leve de queimação e hipersensibilidade ocasional. Antes de iniciar o tratamento, é recomendado aplicar inicialmente o produto em uma pequena parte de pele, na área que apresenta as manchas ou próxima a ela, e esperar 24 horas. Caso ocorra o aparecimento de coceira, inflamação excessiva ou formação de bolhas significa que a pele é sensível à substância e o tratamento deverá ser interrompido. Essas reações são mais comuns em pessoas da raça negra, podendo ocorrer também em hispânicos e caucasianos.

A hidroquinona não deve ser utilizada em grandes áreas do corpo e nem aplicada na pele irritada ou com queimaduras solares. E, após o clareamento da pele, deve-se evitar exposição das áreas tratadas ao sol com a aplicação de protetores. Para mais informações, é necessário ler a bula.

Tomados os devidos cuidados, com pequenas aplicações duas vezes por dia ou conforme o seu médico indicar, essa substância pode ser a sua melhor amiga caso você deseja clarear manchas ou determinadas regiões da pele e resolver este fator inconveniente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *