Exagerou nas festas? Veja como se livrar das consequências

ceia

Final de ano é época de festas, confraternizações, reencontros, curtir a companhia dos amigos e da família. Traduzindo: muita comida, muita bebida alcoólica, refrigerantes, doces, petiscos… Normalmente acabamos exagerando, e o resultado é aumento de peso, retenção de líquidos e ressaca.

Veja a seguir algumas dicas práticas para amenizar a parte desagradável das festas de fim-de-ano.

 

INCHAÇO

A maioria dos pratos preparados nessa época tem alto teor de sódio: duas fatias de tender, por exemplo, contém 445mg (o limite de ingestão diária para um adulto é de 2g). Enlatados, conservas e refrigerantes também são ricos em sódio, que acabam causando retenção de líquidos. Muitas vezes o aumento de peso nada mais é do que excesso de líquidos que o organismo não conseguiu eliminar.

Para devolver o equilíbrio ao organismo, é essencial beber muita água, além de chás e água de coco. Cuidado com os sucos, pois o teor calórico é alto: prefira comer as frutas in natura, pois as fibras nelas presentes dão sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino.

Vegetais de cor verde escura também são excelentes para aliviar o inchaço por serem ricos em magnésio e potássio, que ativam a circulação e o sistema linfático. Pepino, cenoura, laranja e gengibre ajudam muito na eliminação de toxinas, além de terem propriedades anti-inflamatórias.

Cereais como aveia, granola e linhaça são ricos em fibras e garantem o bom funcionamento do intestino e estabilizam os níveis de estrogênio, hormônio diretamente ligado ao controle da retenção de líquidos.

 

QUE RESSACA!!!

Já com as bebidas alcoólicas o problema é outro. O álcool tem um forte poder de desidratação sobre o organismo, pois atrapalha a absorção de água, que passa direto pelo intestino e é eliminada junto com sais minerais e outros nutrientes. A desidratação é um dos principais responsáveis pela ressaca e seus efeitos, como dor de cabeça e boca seca.

Existem maneiras bastante eficientes de evitar a ressaca:

– Beba muita água antes, durante e depois do consumo de bebidas alcoólicas.

– Alimente-se bem antes de começar a beber. Alimentos como peixe, azeite, alho e beterraba ajudam o fígado a trabalhar melhor na eliminação do álcool.

– Petiscos ricos em carboidrato e gordura retardam a absorção do álcool e protegem o estômago dos seus efeitos. Queijos, carnes, castanhas, amendoim e salame são bem-vindos.

– No dia seguinte: faça refeições leves, beba muita água e abuse das frutas, ficar sem comer só piora a situação. Suco de acerola, limão, laranja, água de coco e isotônicos também são excelentes pedidas.

 

Por fim, não deixe de seguir sua rotina de exercícios físicos regulares só porque está de folga. Além de garantir mais energia e vitalidade, a atividade física libera neurotransmissores que dão a sensação de prazer, diminuindo sua necessidade de buscar esse prazer em alimentos gordurosos e bebidas.

Seguindo essas orientações, você só guardará boas lembranças do final de ano!

 

brinde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *