Cronograma capilar: para que serve e como fazer

Você sabe o que é cronograma capilar? Descubra os benefícios desse tratamento e aprenda a fazê-lo em casa!

tratamento cabelo

Se você costuma acompanhar blogs de beleza, já deve ter ouvido falar do cronograma capilar, um tratamento que promete restaurar os cabelos danificados e devolver a eles a força, a maciez e o brilho.

Confira quais são os segredos da técnica do momento.

 

O que é cronograma capilar?

O cronograma é um tratamento que dura 4 semanas e é indicado para recuperar cabelos profundamente danificados pelo calor do secador e da chapinha e pela química usada em tinturas, descolorações e alisamentos.

Seu cabelo está ressecado, opaco, quebradiço e com tendência a formar pontas duplas? O cronograma capilar pode ser a solução.

 

Como funciona o cronograma capilar?

O tratamento é dividido em 3 etapas, que são intercaladas entre os dias da semana: hidratação, nutrição e restauração. Cada etapa é responsável por devolver os componentes naturais do fio que o cabelo perde por causa da química, calor do chuveiro, exposição ao sol, poluição, entre outras agressões do dia-a-dia.

 

Como fazer cronograma capilar em casa

Na primeira vez, é aconselhável seguir a tabela abaixo. Depois que você descobrir como o seu cabelo reage a cada fase do tratamento e aprender a identificar do que ele precisa, pode montar seu próprio cronograma.

Escolha 3 dias por semana para fazer o tratamento, com 48h de intervalo entre eles.

Para seguir cada etapa, lave o cabelo e aplique uma máscara com o efeito desejado para o dia.

Passo a passo cronograma capilar

Etapas do cronograma capilar

  • Hidratação

A hidratação serve para repor a água que o cabelo perdeu e deixá-lo macio e sedoso. Use máscaras com ingredientes hidratantes, como aloe vera, pantenol, à base de frutas, açúcares, vitaminas e glicerinas (serve aquelas baratinhas de farmácia que vêm em potes de 1kg). Deve ser feita quando o cabelo estiver seco, armado e sem brilho.

 

  • Nutrição

A nutrição repõe as gorduras naturais do fio, ajudando a segurar a hidratação e deixando-o mais brilhante. Cabelo desalinhado, sem balanço, poroso e com frizz precisa de nutrição. As máscaras de nutrição são as que contém óleos em sua composição: você comprar uma específica ou misturar na sua de hidratação óleos como os de argan, ojon, coco, abacate, cacau, azeite, manteigas de karité, cupuaçu, entre outras.

 

  • Reconstrução

Serve para repor proteínas quando o cabelo está fino, quebradiço, elástico e com pontas duplas. Use uma máscara com queratina, creatina, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cistina ou proteína hidrolisada, ou faça uma cauterização. Essa etapa deve ser realizada apenas uma vez por mês, ou de 15 em 15 dias se o cabelo estiver extremamente danificado. Caso contrário, o cabelo fica pesado, sem vida e ainda mais quebradiço.

 

1 comment for “Cronograma capilar: para que serve e como fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *