Campanha oferece exames de pele

Moradores de Rondonópolis podem fazer exames de pele gratuitos no final de semana. A ação faz parte da campanha de prevenção ao câncer de pele, que de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) fará 200 vítimas a cada grupo de um mil habitantes no Centro-Oeste este ano.

Os exames serão realizados no caminhão do Tour de Prevenção ao Câncer da Pele La Roche Posay, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O veículo fará sua primeira parada em 2012 em Rondonópolis (MT). O Tour é uma iniciativa da SBD que chega à sua quarta edição, como sempre, antecedendo a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Nas visitas do caminhão, médicos voluntários realizam atendimento gratuito à população para diagnóstico e tratamento da doença – que é o tipo de câncer que mais atinge brasileiros, sendo responsável por 25% de todos os tumores malignos do país.

Para o coordenador da Campanha, Dr. Marcus Maia, mais que oferecer atendimentos à população, o objetivo do caminhão é chamar a atenção das pessoas para o câncer da pele. “Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental. As pessoas devem ser orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos, diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado, para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir”.

O caminhão volante percorrerá o maior número de cidades desde sua primeira edição. O trajeto inclui outras cidades como Araguaína, Belém, Teresina, Recife, Arapiraca, Brasília, Ribeirão Preto, Campos dos Goytacazes, Juiz de Fora e Rio de Janeiro.

diariodecuiaba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *