Banho de sol: como prevenir o câncer.

Pouco se sabe sobre os riscos que um banho de sol pode ocasionar em nossa pele. Alguns dizem que tomar sol faz bem à saúde, o que é fato, o sol nos dá a sensação de relaxamento, pode diminuir a depressão e auxilia na absorção de vitamina D, fortalecendo os ossos e articulações. Por outro lado, o indivíduo que passou a vida toda expondo-se ao sol sem a proteção adequada pode vir a apresentar um câncer de pele.

Banho de sol: como prevenir o câncer.

Banho de sol: como prevenir o câncer.

O risco de câncer de pele é maior em pessoas com olhos, cabelos e o tom de pele mais claros, em pessoas que nunca ou dificilmente se bronzeiam, naqueles que apresentam histórico familiar ou histórico pessoal de câncer e naqueles que possuem muitas pintas espalhadas pelo corpo.
Deve-se sempre estar atento à qualquer alteração em pintas, ou o surgimento de novas manchas em qualquer região do corpo. Ao observar um novo tipo de mancha, com bordas irregulares, forma assimétrica, que está aumentando de diâmetro rapidamente e possui diferentes tipos de cores, deve-se investigar o caso.

O que fazer para evitar um câncer de pele?

Acostume-se a usá-lo mesmo quando não houver exposição solar.

Uso de protetor solar é imprescindível.

  • Escolha os horários antes das 10h e após às 16h para a exposição solar;
  • Use sempre filtro solar – ter como costume passar filtro solar diariamente e não somente em momentos de lazer;
  • Optar pelo uso de chapéus e bonés;
  • Bebês devem evitar exposição solar – o uso de protetor solar é permitido à partir dos 6 meses.
  • Esteja sempre atento à sua pele e a qualquer mudança que ocorrer;
  • Consulte um dermatologista ao menos 1 vez por ano.

Se notado com antecedência, é possível tratar o câncer de pele através de cirurgias de remoção. Porém, como já é sabido, é sempre melhor prevenir do que remediar.

 

Atentando-se aos cuidados necessários, não há motivos para preocupação. É possível, sim, aproveitar os benefícios de um banho de sol sem correr riscos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *