15 alimentos para combater a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é um problema que atinge homens e mulheres de qualquer idade, provocando inchaço e a falsa sensação de aumento de peso. Sua principal causa é a ingestão exagerada de sal e alimentos industrializados, que provoca um acúmulo exagerado de água no corpo.

O primeiro passo para acabar com esse incômodo é limitar o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, açúcar e condimentos, como enlatados, embutidos, refrigerantes, frituras, queijos amarelos, molho de soja, salgadinhos e outros industrializados.

Consumir muita água (cerca de 2l ao dia) é fundamental, pois auxilia o funcionamento dos rins, que filtram as toxinas do sangue e a eliminam através da urina. Fazer exercícios físicos e manter uma dieta balanceada também ajudam a minimizar o problema. Confira a seguir 15 alimentos para evitar a retenção de líquidos.

melancia

 

  1. MELANCIA

Apresenta 90% de água em sua composição; por isso, sua ingestão facilita o trabalho dos rins e ajuda a amenizar a sensação de mal-estar provocado pela retenção de líquido. Como a melancia, a pêra também possui grande quantidade de água.

 

 

  1. MELÃO

Tem propriedades diuréticas e laxantes, ajudando a eliminar o excesso de água do corpo, juntamente com toxinas. Além disso, um melão inteiro possui 215 calorias, o mesmo que 4 bolachas recheadas.

 

ameixa

 

  1. AMEIXA

A ameixa é uma das frutas mais ricas em fibra; por isso, possui efeito laxativo, que evita a prisão de ventre. Concentra também altos níveis de antioxidantes. Pode ser consumida tanto seca quanto in natura; porém, por concentrar mais calorias, a ameixa seca deve ser consumida com moderação.

 

 

  1. ABACAXI

É extremamente benéfico para o sistema urinário, devido à grande quantidade de água em sua composição. Possui a enzima bromelaína, que auxilia a digestão e a dissolução de coágulos sanguíneos.

 

pepino

  1. PEPINO

Possui muita água e fibras em sua composição, o que garante benefícios para o funcionamento dos rins e do fígado. Suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, além de combater a retenção de líquido, ajudam a dissolver cálculos renais. Se consumido cru, demora a ser digerido, prolongando a sensação de saciedade.

 

6.  HORTALIÇAS

Brócolis, couve, espinafre e outras hortaliças de cor verde escura são ricas em magnésio e potássio, que ativam a circulação e ajudam a combater o inchaço. São também ricas em ferro e outros minerais.

 

aveia

 

  1. AVEIA

A aveia concentra grande quantidade de fibras, responsáveis por garantir o bom funcionamento do intestino. É rica em proteínas e minerais, que estabilizam os níveis de estrogênio, hormônio diretamente ligado ao controle da retenção de líquido.

 

 

  1. GRANOLA

Saborosa e benéfica à digestão, pode ser consumida diariamente misturado ao iogurte, com frutas ou queijo branco e mel. Previne a prisão de ventre e é composta basicamente de selênio e zinco, minerais antioxidantes. Outros cereais como arroz e quinoa também são indicados para prevenir a retenção de líquido.

 

chá

 

  1. CHÁS

Chás diuréticos, como o verde, branco, de cavalinha ou de carqueja ajudam a eliminar as toxinas do organismo. Também aceleram o metabolismo, queimando calorias.  Devem ser consumidos com moderação.

 

 

  1. ALHO

Desde a Grécia antiga, é usado como laxante e diurético. O alho possui propriedades antiinflamatórias, ajudando a reduzir o inchaço. Cebola e pimenta possuem efeitos semelhantes.

 

 

  1. GENGIBRE

O gingerol, responsável pelo sabor picante do gengibre, é antiinflamatório e antioxidante. Além disso, é rico em substâncias termogênicas, que aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de peso.

 

cenoura

 

  1. CENOURA

Assim como a beterraba, estimula o metabolismo e é um poderoso desintoxicante, ajudando a eliminar toxinas. Pode ser consumida crua, cozida ou como suco.

 

 

  1. LINHAÇA

É rica em fibras, o que garante o bom funcionamento do intestino e proporciona sensação de saciedade. Estimula a produção de estrogênio, hormônio que ajuda a combater o inchaço. Deve ser moída antes do consumo (sua casca dura dificulta o acesso aos seus nutrientes) e utilizada em iogurtes, saladas, sucos e massas de pães e bolos.

laranja

 

  1. LARANJA

Fonte de diversas vitaminas, a laranja possui também grande quantidade de antioxidantes e mais de 60 tipos de flavonóides com propriedades antiinflamatórias, que ajudam na redução do inchaço e inibem a formação de coágulos sanguíneos.

 

 

  1. SALSA

A salsa é um diurético poderoso: seu consumo elimina o excesso de líquidos e reduz o inchaço, melhorando inclusive a aparência da celulite. Também alivia dores de estômago e auxilia na eliminação de gases. Como se não bastasse, é anticancerígena.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *